Do que se trata...

Minha foto
O espetáculo ETERNO coloca ao público, através do teatro e da dança, a solidão e as angústias de uma mulher que aguarda o retorno do marido que viajou. Em contraponto, apresenta os sonhos e as idealizações da filha, que anseia por conhecer o pai. Duas vidas, duas perspectivas que divergem na forma de ver e sentir, porém regidas por um mesmo verbo: esperar.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ETAPA 2 - ESTRUTURAÇÃO DO ROTEIRO E INÍCIO DAS IMPROVISAÇÕES (agosto/2010)

     Com base no que foi experenciado na etapa anterior e em alguns relatos de minha mãe, elaborei um roteiro inicial em que as improvisações se pautariam. A primeira parte falava do sonho da mulher em se casar, e toda a magia que tal momento poderia proporcionar: o vestido branco, as pompas, as atenções voltadas à mulher, enfim, o seu momento de princesa. A segunda trata do momento em que esta mulher se torna mãe, em que deixa de ser apenas mais um indivíduo para transformar-se no ser que gera a vida. A terceira mostra o momento em que o homem parte para nunca mais voltar.
    Partindo destas três ações e das músicas selecionadas para o processo, iniciei as improvisações. Colocava o cd e deixava o tempo passar, ora dançando, ora parada escutando as melodias e letras, criando diálogos, historinhas, brincando livremente, sem muita pretensão de acertar ou descobrir ações mirabolantes.
     Nesta etapa preferi ainda ficar um pouco sozinha, sem direção ou orientação externa, para tentar levantar o máximo de informações e materiais possíveis, apenas deixando o curso da pesquisa fluir. A única ferramenta que me auxiliou, e muito, neste momento foi a câmera do meu computador. Deixava ele gravando todo o ensaio, desde o aquecimento até seu desfecho, e quando já estava exausta sentava para ver o que tinha de interessante naquela coleta, escolhia os momentos mais significativos daquele dia e moldava-os de acordo com o roteiro. Assim nasceram as bases de cena que originaram o espetáculo.


Abaixo, vídeo do primeiro mês prático do processo.

http://www.youtube.com/watch_popup?v=uHRWyM98FDY

Nenhum comentário:

Postar um comentário