Do que se trata...

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O espetáculo ETERNO coloca ao público, através do teatro e da dança, a solidão e as angústias de uma mulher que aguarda o retorno do marido que viajou. Em contraponto, apresenta os sonhos e as idealizações da filha, que anseia por conhecer o pai. Duas vidas, duas perspectivas que divergem na forma de ver e sentir, porém regidas por um mesmo verbo: esperar.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ETAPA 3 - AÇÕES: CONSTRUIR PARA DESCONSTRUIR...(setembro/2010)

        Nesta etapa, selecionei as principais movimentações das quais surgiram na etapa anterior, e busquei trabalha-las mimeticamente, ou seja, imitando -as tal qual elas acontecem, para entender a fundo como cada ação se desenvolve, desde a força utilizada para sua execução até o espaço físico do qual ela necessita.
        Para embasar esta parte da pesquisa, utilizei alguns conceitos referentes aos estudos de Laban ¹, no que concerne à análise do movimento. Laban considera que o movimento divide-se sob quatro perspectivas: peso (atitude energética ou relaxada), espaço (atitude flexivel-indireta ou direta-linear), tempo(atitude curta-rápida ou lenta-prolongada) e fluência (atitude livre-liberta ou controlada-contida), e a partir deles busquei compreender cada milésimo de cada ação, repetindo-as quantas vezes fosse necessário, decupando cada pequeno gesto, entendendo quais partes do corpo utilizava para a execução, a força empregada, o tempo e a tensão.
         Depois de duas semanas dedicadas a esta investigação, me senti um pouco mais segura para começar a variar suas qualidades. Se uma ação caracterizava-se por ser forte, direta e rápida,por exemplo, brincava de transformá-la em fraca, indireta e lenta, para perceber as mudanças que ocorriam no movimento, e o que de interessante poderia permanecer a partir de sua  variação. Neste momento o que mais me interessava era o fator da desconstrução, não por uma ânsia de inovar, mas pela vontade de descobrir as múltiplas possibilidades que existem a partir de uma ação. 
         Um espécie de coreografia acabou sendo gerada, em cumplicidade às músicas já comentadas anteriormente.

(incompleto...continuar...)

Laban ¹ Professor e coreógrafo, organizou várias escolas na Europa e viajou pela Alemanha inteira com sua companhia.Interessava-se pelos “coros de movimento”, danças grupais celebratórias realizadas em espaços rurais que davam aos dançarinos amadores “uma experiência compartilhada de movimento e senso de comunidade”. Paralelamente, desenvolveu um sistema de notação de movimentos, a “labanotação”, e investigou os princípios do movimento para encontrar um meio de organizar e analisá-los. Ocupou postos importantes sob o regime nazista, mas caiu em desgraça junto ao governo em 1936, quando mudou-se para a Inglaterra, onde passou o restante dos seus anos

2 comentários:

  1. Tefosa, adorei ontem!
    Do fundo do coração!
    Mas o que mais curti é te ver como atriz em busca de algo próprio, algo realmente significativo que vai além e ao encontro de escolhas estéticas.
    Que te faz única e importante, nesse universo cheio de Barbies e Kens.
    Acredito nesse teatro e em ti!
    MERDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

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  2. obrigadão, anosa...nossa...amei te evr lá tb...e em abril tem mais...beijonesss...Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu!

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