Do que se trata...

Minha foto
O espetáculo ETERNO coloca ao público, através do teatro e da dança, a solidão e as angústias de uma mulher que aguarda o retorno do marido que viajou. Em contraponto, apresenta os sonhos e as idealizações da filha, que anseia por conhecer o pai. Duas vidas, duas perspectivas que divergem na forma de ver e sentir, porém regidas por um mesmo verbo: esperar.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

1ª ETAPA- COLETA DE REFERÊNCIAS (julho/2010)

             Neste mês, a primeira etapa do trabalho, comecei selecionando músicas que pareciam pertinentes aos temas tratados - a esperança e a solidão - de acordo com suas melodias ou letras. Por ser meu primeiro trabalho solo em teatro, e por estar acostumada a trabalhar rodeada de pessoas, tratei de tornar a sonoplastia tão importante quanto um colega de cena, e foi o que ela acabou se tornando.

O princípio da música é o ritmo.
A simples pulsação ou "batida" já  implica maior densidade da ação ou aguçamento do interesse.
A música no teatro só existe em relação á energia do espetáculo.
(BROOK,  ano 2002, p31)


Músicas como as da cantora francesa Juliette Greco, de compositores brasileiros como Villa Lobos, Yamandú Costa e Dominguinhos, e outras canções folclóricas do nosso país foram escolhidas para fazerem parte desta etapa, por remeterem a sentimentos nostálgicos, por estarem associados ao imaginário brasileiro, e portanto, por  fazerem também parte na minha história pessoal.
            Aliado às músicas, fui em busca também de referenciais imagéticos (como as obras dos pintores Edward Hopper e Yuko Shimizu)  filmes que abordavam os assuntos (como o italiano "Cenas de um Casamento", de Bergman, "O`Último Beijo", de Muccino) e alguns espetáculos de Pina Bausch (como "Café Muller", "Walzer", "Aqua" e "Two Cigarettes in the Dark") . O intuito de formar este banco de informações surgiu pela necessidade de imbuir-me de novas referências e oferecer novos registros sensoriais ao meu corpo, para facilitar o trabalho no momento da criação.
            A cada elemento com que eu me encontrava, prestava atenção em como meu corpo se portava, e tentava reproduzir logo em seguida, com as mesmas qualidades, cada sensação obtida,a  fim de trabalhar com consciência de minha memória corporal.



Outra conclusão importante é que a memória se constrói com base nas informações dos estados do corpo. Quando uma imagem mental está sendo processada (de maneira consciente ou não),muitas memórias são evocadas, ativando registros dispositivos de diversas modalidades sensoriais, por meio dos mapas nos córtices sensoriais iniciais que foram gerados nas experiências anteriores com aquele objeto. (GREINER, 2005, p 90)


Edward Hopper

Edward Hopper
                                 

Yoku Shimizu

Yoku Shimizu



Nenhum comentário:

Postar um comentário